English Español Français Italie  deutsch= Japão Arab Russian Swedish Dutch Chinese Greek

Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906
{$emptyText}
Cruz das Almas 1 - BACruz das Almas 2 - BACruz das Almas 3 - BACruz das Almas 4 - BA

Cruz das Almas - BA

Cruz das Almas - BABahia - BA                  
População58 584
Cruz das Almas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 58.293 habitantes.

Emancipação: O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1877, desmembrando-se de São Felix.

Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João e a perigosa porém bela guerra de "espadas".A guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas é a verdadeira expressão cultural do seu povo.

Vegetação
Floresta Tropical subperinifólia, subcadofólia com baixo teor de matéria orgânica francamente ácida.

Solo
Grande parte ocupado pelo tipo Latossolo Amarelo e o Argissolo Amarelo de textura franco-argilo-arenosa, fase floresta tropical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Nordeste do Brasil.
Solo típico do litoral do nordeste brasileiro (fonte: Prefeitura).

Hidrografia
Faz parte das vertentes do rio Paraguaçu, entre seus afluentes os principais são os riachos:

lagoas
da Tereza Ribeiro
do Engenho da Lagoa - Distante 20 km do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 km² de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ) Essa barragem tem 40m de comprimento e 142m de altura máxima. Foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.-(DENOCS).

O distrito de Cruz das Almas foi desmembrado de São Felix e declarado Município, através da lei 190, de vinte e nove de julho de 1877, firmado pelo governador. O município foi instalado em primeiro de dezembro de 1897 e elevado a categoria de cidade em 31 de agosto de 1921.
O Patriarca Senador Temístocles da Rocha Passos
O Patriarca da emancipação foi político de Cruz das Almas. Foi vereador em Cachoeira por duas vezes; deputado, por três vezes e eleito senador também por três vezes. Foi autor do projeto apresentado em 22 de abril de 1897 que elevou Cruz das Almas a categoria de Vila e criou o município de Cruz das Almas (lei 119, 28 de julho de 1897). O Senador Temístocles, faleceu em 14 de novembro de 1910.

Cruz das Almas ainda é uma comunidade, eminentemente agrícola, centrada em minifúndios.O fumo, que emprega cerca de 22% da população, sendo que 85%desse total é do sexo feminino. O parque industrial é insiguinificante e é formado por serrarias, pequenas tecelagens, serralherias, marmorarias e uma grande fabrica de calçados ( Bibi). O comércio é de pequenos varejos, as oficinas de vários ofícios representam o forte da economia local.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar