Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

Cândido Sales 1 - BA Cândido Sales 2 - BA Cândido Sales 3 - BA Cândido Sales 4 - BA

Cândido Sales - BA

Cândido Sales - BA Bahia - BA                
População 27 918
Cândido Sales é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 32.125 habitantes.

História

O território de Cândido Sales que integrava o município de Vitória da Conquista, teve a sua origem na metade do século XIX, com o povoamento por fazendeiros que ali se estabeleceram, formando o povoado Porto de Santa Cruz. Em 1943, com a transferência da sede distrital para o povoado o nome foi alterado para Quaraçu e 1954 transferiu-se a sede do distrito para o povoado de Nova Conquista.

O município se emancipou em 5 de julho de 1962, desligando-se do município de Vitória da Conquista. No início do povoado, o local chamava-se "Nova Conquista" e teve o seu desenvolvimento acelerado com a construção da Rodovia Federal RIO-BAHIA, sobretudo com a construção da ponte sobre o Rio Pardo, que margeia o município. O nome "Cândido Sales" é uma homenagem a um antigo proprietário de terras da região onde se formou a localidade.

O município é banhada pelo Rio Pardo e cortada pela rodovia BR-116.

Dados atuais

A prefeita do município é Sidélia Lemos (PR).

Grande produtor de mandioca, o município ocupa atualmente o 2º lugar no ranking de municípios produtores de mandioca do Brasil.

O município conta atualmente com uma agência bancária e duas faculdades.

O evento de maior prestígio são as comemorações juninas, iniciadas no dia 23 de junho e que vão até o dia 5 de julho, aniversário de emancipação política do município; nos treze dias de festa, várias atrações passam pelo palco principal da festa, inclusive cantores e bandas de renome nacional.

Investimentos na pequena agricultura dá novo fôlego à economia local.
A economia do município é baseada, sobretudo, na força da agricultura de pequeno porte, no comercio varejista e no de carvão vegetal – outrora, grande expoente, capaz de gerar milhares de empregos e distribuir farta renda; hoje, reerguendo-se, produzido e comercializado dentro das leis ambientais do Estado, e novamente lucrativo.
Na agricultura, o município destaca-se como maior produtor baiano de mandioca e de seu subproduto mais conhecido: a farinha de mandioca, comercializada aqui e em outros mercados da região, além de ser exportada para os Estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Mas outras culturas também têm sua importância dentro da economia rural do município, a exemplo do milho e do feijão. E o poder público municipal tem empregado grandes esforços para que, com alicerce no que já vem sendo tipicamente cultivado, Cândido Sales possa elevar-se à condição de pólo agrícola. Vários investimentos vêm sendo feitos, e todas as linhas de crédito hoje existentes no mercado já estão plenamente disponíveis para os trabalhadores do campo. Nunca, na história do município, tantos e tão altos investimentos foram feitos em prol do desenvolvimento da agricultura local.
Na pecuária, o município possui cerca de 22.300 cabeças, das quais 19.000 são de bovinos, 2.000 de caprinos e 1.300 de suínos. Não há aqui vocação para a pecuária de grande porte, e pelo menos 95% do rebanho está aglomerado em pequenas propriedades.
Já o comércio, mormente o de gêneros alimentícios, sempre teve espaço certo na vida econômica local. Estão registrados na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), cerca de 850 estabelecimentos, todos de pequeno e médio portes. O comércio varejista aqui poderia ser mais forte e variado, mas a proximidade com Vitória da Conquista, grande e vigoroso centro comercial da região, sempre impossibilitou qualquer alargamento desse ramo, tanto aqui como em muitas outras cidades da região.  Mesmo assim, o comércio local sobrevive, gerando emprego e distribuindo renda.
Certo é que, independente da atividade, o município tem feito todo o possível para promover o crescimento de nossas potencialidades comerciais. O advento das indústrias, que já começam ser instaladas aqui, certamente contribuirá para o fortalecimento e expansão desse ramo, o que ajudará no desenvolvimento da economia como um todo.  

Publicidade