Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

{$emptyText}
Itatira 1 - CEItatira 2 - CEItatira 3 - CEItatira 4 - CE

Itatira - CE

Itatira - CE                                         Ceará - CE                                        
População18.894
Itatira é um município brasileiro do estado do Ceará. É localizado na Mesorregião do Norte Cearense, Microrregião de Canindé.

História

As terrras da serra da Samambaia, da serra da Mariana e às margens do dos naecentes do rios: Curu e Banabuiú, era habitada por diversas etnias Tapuia, sendo as mais conhecidas as dos Jenipapo, Kanyndé,

Com a expansão da colonização portuguesa e o deslocamento do índigenas no século XVII, os portugueses Antônio Ferreira Braga e Jerônimo Machado chegaram e estabeleceram-se na região. Deste período a serra da Samambaia, passou a ser coinhecido com serra do Machado. Via o sitema de Sesmarias um fazendeiro de Quixeramobim, conhecido por Antônio José de Souza, chegou a região e criou a Fazenda São Gonçalo, que foi o núcleo inicial de Itaitira. Com a seca de 1825, esta região ficou desabitada, e nos anos seguintes fazendeiros retornaram a região e começaram um novo processo de povoamento. Deste período surgiu um novo povoado com o nome de Belém, num lugar próximo a serra da Mariana,.

Dos povoados de São Gonçalo e de Belém, a aglomeraçào ao redor da capela dedicada ao Menino Deus, consolidou-se o município de Itaitira em 1951. A sua formação territorial se deus co terras dos municípios de Canindé e de Quixeramobim.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 650 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Geografia

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte das bacias do Curu e do Banabuiú, sendo elas os riachos Umari, São Gonçalo, São Joaquim e outros tantos. Encontram-se diversas lagoas entre elas a do Mato e da Bandeira. Existem ainda diversos açudes de pequeno porte: Boqueirão, Magalhães e tantos outros. O sistema de abasteciemnto de água potável possui 44 poços(41 tubulares e 3 amazonas) e a Adutora Madalena. Existem planos para a construção do Açude João Guerra,

Relevo e solos

As terras de fazem parte da Depressão Sertaneja, com maciços residuais graníticos. As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 700 metros acima do nível do mar. Os solos da região são bruno não-cálcicos, litólicos e podzólicos

Vegetação

A vegetaçào predominante compõem-se da caatinga arbustiva densa, a caatinga mais arbórea com espécies espinhosas e a floresta subcaducifólia tropical pluvial (mata seca).

Turismo

    Ver artigo principal: Lista de serras de Itatira

Serra da Boa Vista.
Serrote São Joaquim.

O turismo também é uma das fontes de renda, devido as belezas naturais da região montanhosa, que perpassa quase todos os distritos e outros municípios da região, na qual desenvolve-se o ecoturismo. Sendo os principais atrativos naturais:

    Casa de Pedra do olho d'água dos Carneiros;
    Furna de São José dos Guerra;
    Olho d'água de São Pedro;
    Pico Três Irmãos;
    Serra da Boa Vista;
    Serra do Machado;
    Serra Saco dos Sales;
    Serrote das Piabas;
    Serrote de Seriema;
    Serrote São Joaquim.

Cultura

Teatro

A atividade da arte ceníca, desenvolve-se um papel na cultura e educação no município. Esta é realizado pelo grupo Teatro Dependere, a primeira companhia de teatro do município, antes chamada de "Teatro Cultura Mágica". O grupo teve apoio depois de criar um projeto para diminuir os índices de evasão escolar.

Eventos culturais

Os principais eventos culturais são:

    Festa de São José (19 de março);
    Festa do Sagrado Coração de Jesus (15 de junho);
    Festival de Quadrilhas de Itatira (27 de junho);
    Festa de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho);
    Festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro);
    Festa do Menino Jesus (25 de dezembro).
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar