Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte - MG

Capital               Belo Horizonte - MG                             
Area (Km²)   586.528.293
Números de Municípios 853
População estimada em 2010           19.595.309

Vespasiano 1 - MG Vespasiano 2 - MG Vespasiano 3 - MG Vespasiano 4 - MG

Vespasiano - MG

Vespasiano - MG                                     Minas Gerais - MG                                  
População 104.612
Vespasiano é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Localiza-se a 19º41'31" de latitude sul e 43º55'24" de longitude oeste, a uma altitude de 693 metros. Sua população segundo o Censo 2010 é de 104.612 habitantes. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Possui uma área de 70,3464 km².

É famosa por sediar a Cidade do Galo, centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro. Situa-se a 15 km do Aeroporto Internacional de Confins.

Hostória

Por volta de 1842, instalavam-se no local os primeiros fazendeiros, que se dedicavam ao cultivo de milho, feijão e cana e à criação de gado, iniciando a formação do Arraial do Capão. Com o avanço da antiga estrada de ferro Central do Brasil é inaugurada a primeira estação do povoado, que passa a chamar-se Vespasiano, em homenagem ao diretor da ferrovia, Major Vespasiano de Alburquerque e Silva. Recebendo levas de imigrantes, e devido ao incentivo da fazendeira Mariana Joaquina da Costa à vinda de novos moradores, o povoado expande-se, conquistando sua emancipação política em 1948.

Além de uma biblioteca com mais de cinco mil volumes o município ainda oferece mais seis outras em escolas. Situado na Região Metalúrgica e integrante da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade vem tendo seu progresso mais acentuado na indústria já com um distrito industrial em fase de franca expansão. É via de acesso obrigatório para o Norte e Nordeste do Estado, a meio caminho de Lagoa Santa, e a três quilômetros da Gruta do Dr. Lund. É cortado pela Via Expressa Norte, que leva ao Aeroporto internacional de Confins.

EVENTOS
 
Vespasiano destaca-se pelas suas manifestações folclóricas, como o tradicional Boi-da-Mata, e possui o Museu do Folclore Saul Martins, um dos mais completos do gênero no país.

Publicidade