Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte - MG

Capital               Belo Horizonte - MG                             
Area (Km²)   586.528.293
Números de Municípios 853
População estimada em 2010           19.595.309

Guiratinga 1 - MT Guiratinga 2 - MT Guiratinga 3 - MT Guiratinga 4 - MT

Guiratinga - MT

Guiratinga - MT                                        Mato Grosso - MT                                  
População 13.867
Guiratinga é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

Localiza-se a uma latitude 16º20'58" sul e a uma longitude 53º45'30" oeste, estando a uma altitude de 510 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15.562 habitantes.

História

A ocupação da região originou-se da lida garimpeira na região do leste mato-grossense. O primeiro nome da localidade foi Lageadinho, termo de origem geográfica, em referência ao córrego de igual nome, que se avizinhava da corrutela formada basicamente por mineiros e goianos.

A fundação de Guiratinga é atribuída ao mineiro Augusto Alves, que em 1920 quando fazia reconhecimento da região em busca de áreas de garimpagem juntamente com sua família, chegaram as margens do córrego Lageadinho e instalaram-se num rancho de sapé, pouco tempo depois edificado uma bonita casa, às margens do córrego Seminário, que serviria de ponto de partida para a futura cidade de Lageado, também chamada de Princesinha do Leste. Augusto Alves foi gradativamente contatando os moradores que residiam na área, bem como aqueles que chegavam para ali se fixar, demarcando-lhes um lote, sempre obedecendo a um traçado urbanístico ordenado, para a construção de suas casas, fazendo com que Guiratinga, embora sendo edificada por garimpeiros, obedecesse ao traçado de uma cidade planejada.

A Lei nº 961, de 12 de junho de 1926, alterou a denominação de Lageadinho para Lageado. Três anos após esta data foi reservada área de 3.600 hectares para a formação oficial do patrimônio. Em 25 de setembro de 1929, uma lei determinou que a localidade passasse a denominar-se Vila do Lageado.

Em 1938, um Decreto-Lei determinou que a sede e comarca do município de Santa Rita do Araguaia fosse transferido para Vila do Lageado. Com o passar do tempo houve restauração do município de Santa Rita. O Decreto-Lei nº 145, de 29 de março de 1938, criou o município Lageado.

Em 31 de dezembro de 1943, por Lei Federal, o nome Lageado foi substituído por Guiratinga. Segundo relato da prefeitura municipal de Guiratinga, a alteração deveu-se "...a um consenso da população mais esclarecida, visto que os garimpeiros permaneciam arredios". Na verdade a lei que alterou a denominação da localidade se fez valer em todo o Brasil, mudando nomes de municípios, tão ou mais antigos que Guiratinga. Procurou-se, com a lei, evitar que cidades brasileiras tivessem a mesma denominação.

Antes de Augusto Alves, já haviam chegado à região algumas famílias, vindas da região do Triângulo Mineiro, por volta de 1897: os Cajango, os Barros, os Moraes e os Gabriel. Estes 5 núcleos familiares vieram em carros de boi, levando quase 5 anos para atingir a região de A. Garças ( Santa Rita do Araguaia ), ali fincando raízes. Augusto Alves, chegando mais de duas décadas depois, estabeleceu-se como garimpeiro, comprador de diamantes, doutrinador e professor, finalmente consolidando sua permanência na região por autorização de Augusto Cajango.

Localização

Rodovias que servem o município de Guiratinga - MT 270 - totalmente pavimentada e sinalizada, interliga-se com a BR 163 e BR 364, ligando os municípios, Guiratinga à Barra do Garças, Rondonópolis e Cuiabá.

MT 110 - Interliga-se a BR 070, ligando os municípios de Alto Garças, Tesouro, Primavera do Leste, Goiânia. MT 107 - Interliga-se a MT 130 e a BR 070, ligando aos municípios de Poxoréo, Primavera do Leste.

Distâncias: 322 km da Capital Cuiabá, 110 km de Rondonópolis, 100 da Br 070, 240 km de Barra do Garças e 800 km de Brasília.

Diocese de Guiratinga

A Diocese de Guiratinga (Dioecesis Guiratingensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Cuiabá e ao Conselho Episcopal Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Cuiabá. A sé episcopal está na Catedral São João Batista, na cidade de Guiratinga, no estado do Mato Grosso.