Belém do Pará - PA
Belém do Pará - PA

Capital Belém do Pará - PA                             
Area (Km²)   1 247 689,515
Números de Municípios 143
População estimada em 2010         7 588 078

São Raimundo das Mangabeiras 1 - MA São Raimundo das Mangabeiras 2 - MA São Raimundo das Mangabeiras 3 - MA São Raimundo das Mangabeiras 4 - MA

São Raimundo das Mangabeiras - MA

São Raimundo das Mangabeiras - MA                        Maranhão - MA                                                                   
População 17.480
ão Raimundo das Mangabeiras é um município brasileiro do estado do Maranhão.

Sua população estimada em 2007 era de 15.962 habitantes. Em agosto realizam-se os festejos de São Raimundo Nonato atraindo gente de outras cidades, que vem em caravanas, e até de outros estados. As escolas principais são: Escola Moranguinho(particular),C.E.S.R. Nonato(estadual) e a U.I.Monsenhor Barros(estadual).

História

O início do povoamento de São Raimundo das Mangabeiras data de 1890, mas até 1895 ali só residiam Faustino Trindade e Sabino Bezerra, que foram, ao que se sabe, seus primeiros habitantes. Em seguida, vindo de Jurumenha-PI, chegou Cipriano Taveira, que se empenhou, com o auxílio da população local e de povoados vizinhos, na construção de uma igreja dedicada a São Raimundo Nonato, ainda hoje padroeiro da cidade. Em 1917, o coronel Manoel José de Santana, de Nova Iorque, e o major Rozendo Pires Ferrreira, de Loreto, fundaram em São Raimundo das Mangabeiras a firma Santana & Pires, voltada para a compra de produtos agrícolas e a comercialização de artigos manufaturados, tornando-se muito conhecidos no sul do Maranhão e norte de Goiás.

Em 1925 foi elevada á categoria de vila e, em decorrência de esforços desenvolvidos pelo deputado estadual José Franklin da Serra Costa, conquistou sua autonomia política, por força da Lei Nº 272, de 31 de dezembro de 1948. Seu primeiro prefeito (nomeado) foi o Coronel Raimundo Nonato dos Santos, sendo eleito em seguida Manoel Olívio de Carvalho.

Nas terras situadas na ribeira do rio Neves, em 1890, teve início o povoamento, levado a efeito por Faustino Trindade e por Sabino Bezerra. Cinco anos depois, chegou à localidade Sipriano Taveira que, auxiliado pela população, construiu a pequena igreja de São Raimundo Nonato.

Com a chegada de novos moradores, São Raimundo do Rio Neves se desenvolveu, tornando-se um dos principais centros comerciais do alto sertão maranhense. A população compunha-se de comerciantes, vendedores ambulantes, fazendeiros, lavradores e forasteiros dos mais variados lugares.

Quando foi elevado à categoria de Vila, recebeu o nome de São Raimundo das Mangabeiras , em razão do grande número de mangabeiras existentes na região.

Publicidade