Pernambuco - PE
Recife - PE

Capital Recife - PE                            
Area (Km²)   98 311,616
Números de Municípios 185
População estimada em 2010 8 796 032

Toropi 1 - RS Toropi 2 - RS Toropi 3 - RS Toropi 4 - RS

Toropi - RS

Toropi - RS                                                    Rio Grande do Sul - RS                                  
População 2.952
Toropi é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

História

Toropi é um nome de origem tupi-guarani, que significa "caminho do tatu", devido talvez ao rio Toropi, que possui um leito sinuoso com curvas e correntezas, como o tatu faz para fugir do perigo.

A vila de Toropi surgiu ao longo das linhas de colonização, de estradas abertas no meio do mato. Por volta de 1890, as famílias Koglin, Warber e Drayfker começaram a ocupar o local onde hoje é a cidade de Toropi. Dedicavam-se à agricultura (lentilha e feijão preto), criação de porcos e gado. Eram animais ainda selvagens, proveniente das missões jesuíticas que, após a destruição das mesmas, passaram a viver soltos pelos campos. Pouco a pouco os colonizadores conseguiram domesticar estes animais, a partir dos filhotes que vinham beber água no rio Toropi.

Após instalar suas casas, construíram um moinho, uma casa comercial, um clube, com cancha de bolão, tiro ao alvo e um grupo de coral. Surgiram as igrejas católica e luterana. Como havia uma sobra de 27 hectares de terra, foi pedido ao governador para repartí-la entre as duas igrejas. Desta concessão foram criadas as primeiras escolas. A escola particular pertencia à Comunidade São Paulo, luterana, enquanto que a comunidade católica instalou a primeira escola pública, com nome de Escola Municipal José Bonifácio.

Até então, Toropi era 7º Distrito de Vila Rica, que passou a ser chamado de Júlio de Castilhos em homenagem ao governador do Estado do Rio Grande do Sul. Então, foram criadas três vilas: Jóia, Jari e Toropi. Em 1928 foi criado o município de Tupanciretã, a quem estas três vilas pertenciam. Como Toropi passou a ser vila, teve instalado um cartório, uma subdelegacia e pequenas indústrias (ferrarias, marcenaria, fábrica de tamancos).

O município de Toropi, antigo 4º Distrito de São Pedro do Sul, foi anexado a ele em 1965, devido à facilidade de acesso. Com a anexação vieram melhoramentos, como luz elétrica, construção da ponte sobre o rio Toropi e o asfalto, que facilitou o acesso aos municípios vizinhos, substituindo a barca do rio Toropi pela ponte de concreto e a estrada asfaltada.

Com a vitória do “sim” pela emancipação, no plebiscito do dia 22 de outubro de 1995, e através da lei nº 10 669, de 28 de dezembro de 1995, tornou-se município, sendo instalado em 1 de janeiro de 1997.

Com a instalação do novo município, houve significativo melhoramento no transporte escolar, implantação do ensino médio, escola de ensino infantil, calçamento de ruas, abertura de outras, telefonia rural, correios, ginásio de esportes e avanços na saúde.

Geografia

Toropi fica a 60 km de Santa Maria, em plena região central do Rio Grande do Sul. Limita-se ao norte com Jari; ao sul, com São Pedro do Sul; a leste, com Quevedos; e a oeste, com Mata. Atualmente, possui uma área de 203,5 km² e uma população de 3 196 habitantes.

Localiza-se a uma latitude 29º28'42" sul e a uma longitude 54º13'41" oeste, estando a uma altitude de 133 metros. Sua população estimada em 2009 era de 3138 habitantes. Sua área é de 202,98 km², representando 0.0755% do estado.

Economia

A produção primária é dada em pequenas propriedades, onde produz-se principalmente leite, fumo, soja, arroz e feijão.

Turismo

Os balneários Passo do Angico, Praia Nova e Toropi Mirim são refenciais turísticos do município e da região. Contam com uma população flutuante de mais de 4 000 pessoas nos períodos de veraneio. Possuem uma infra-estrutura privilegiada, onde constantemente são realizadas melhorias.