Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436
{$emptyText}
Balneário Arroio do Silva 1 - SCBalneário Arroio do Silva 2 - SCBalneário Arroio do Silva 3 - SCBalneário Arroio do Silva 4 - SC

Balneário Arroio do Silva - SC

Balneário Arroio do Silva - SC                       Santa Catarina - SC                                          
População9.590
Balneário Arroio do Silva é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 28º59'02" sul e a uma longitude 49º24'46" oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7 001 habitantes. Possui uma área de 93,742 km².

Foi criado pela lei 10.055, de 29 de dezembro de 1995.

Muitas praias lindas, natureza não falta neste lugar, sendo que na alta temporada possui um fluxo maior de pessoas, devido a diversos visitantes que chegam de diversos lugares para veranear, principalmente das cidades próximas, além de turistas dos Estados Vizinhos, e turistas de outros países.

Foto que demonstra a diversidade do Balneário Arroio do Silva, com crianças, adolescentes, adultos e a turma da terceira idade. Sejam surfistas ou praticantes de outros esportes: volei, futebol, frescobol, tacobol, bocha, sempre há lugar aos visitantes, incluindo diversos pontos para a pescaria, tendo a Plataforma de Pesca na divisa com o Morro dos Conventos, e o calendário com muitos eventos, o principal deles, Arrancada de Caminhões que é realizado depois do Carnaval do Arroio (Carnarroio), somado a outros inusitados atrativos que envolvem a prática esportiva ligada a Jeep, Moto e Fusca.

A pescaria é uma das principais atividades dos moradores neste município de Balneário Arroio do Silva, havendo a Colônia de Pescadores Z-24 que organiza os principais eventos ligados a pesca. Importante dizer que atualmente a cidade não é mais uma simples vila de pescadores, visto que já possui um comércio estabelecido, com: padarias, mercados, papelaria, mecânica, lojas de vestuário, bazar, sorveterias, locadoras, salões de beleza, prestadores de serviços na área de informática, telecomunicações e uma infinidade de empresas necessárias para o conforto dos habitantes, que hoje diminuiram a dependência que havia do município de Araranguá.

No entanto, muitos residentes do Balneário Arroio do Silva, ainda trabalham em empresas do município vizinho, devido a ausência de indústrias. Assim, recém emancipado município em questão, de forma crescente, busca sua independência econômica. Para detalhes do comércio de Balneário Arroio do Silva, tem a Lista Telefônica Farolvirtual Comércio (em português)

O Poente, especialmente no verão ensolarado, concede um espetáculo da natureza, a parte aos turistas e moradores desta cidade.

História

O nome Balneário Arroio do Silva é proveniente de uma família que morava no campo, e por haver um arroio existente até hoje, que corria perto da casa da família Silva. A padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores, festejada em dois de fevereiro.

Os primeiros moradores fixos foi a família Borges. Quando Sr. Antônio Lourenço Borges chegou à praia com sua família havia apenas uma casa e um rancho. A casa era feita de tábuas e era desocupada, a outra era de palha (sapé) e era habitada por Jango Baiano. Jango Baiano vivia com muitos animais como macacos, cobras, que assovio dele andavam e dançavam.

Na época de 1930 já havia cerca de 20 casas. Os militares do Rio Grande do Sul faziam paradas pelos campos e a beira-mar. Por esta época os peixes vinham até a beira mar à procura de alimentos, podia-se pegá-los com a mão. Existia fartura de peixe, como: Miraguaia e Corvina havia também muitos mariscos quando ameaçava vento do sul, os mariscos invadiam a praia, formando um tapete na areia, tornando-se algo espetacular. Quanto ao mar sempre teve suas águas limpas dependendo da lua e do vento.

O primeiro hotel foi construído, onde hoje é a prefeitura municipal, por volta de 1927 e como proprietário Roseno Pereira. O segundo hotel pertencia à Maria Rabelo, era localizado próximo ao local onde hoje é a rodoviária. Os hoteleiros recebiam os veranistas que desciam a serra em burros, alguns animais traziam as pessoas, outros carregavam cestos de palha e vime onde traziam as bagagens. Eram serranos oriundos de Bom Jesus/RS e Vacaria/RS. A garagem do hotel era um potreiro, onde os animais ficavam guardados e recebiam alimentos.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Balneário do Arraio do Silva, pela lei municipal nº 1128, de 20-09-1988, subordinado ao município de Araranguá.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o distrito de Balneário Arroio do Silva figura no município de Araranguá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Balneário Arroio do Silva, pela lei estadual nº 10055, de 29-12-1995, desmembrado de Araranguá. Sede na antigo distrito de Balneário Arroio do Silva. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar