Florianópolis - SC
Florianópolis - SC

Capital Florianópolis - SC                             
Area (Km²)   95 346,181
Números de Municípios 293
População estimada em 2010       6,248,436

Água Doce 1 - SC Água Doce 2 - SC Água Doce 3 - SC Água Doce 4 - SC

Água Doce - SC

Água Doce - SC                                           Santa Catarina - SC                                  
População 6.960
Água Doce é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Localiza-se a uma latitude 26°59'52" sul e a uma longitude 51°33'22" oeste, estando a uma altitude de 969 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 870 habitantes.

Possui uma área de 1311 km² e é o quinto município em extensão territorial do Estado de Santa Catarina.

História

No ano de 1839, o território dos Campos de Palmas, assim chamado devido a grande quantidade de palmeiras que ali haviam, habitado por índios, foi conquistado e ocupado por membros das frentes de expansão Guarapuava/PR. Chefiada por José Ferreira dos Santos e Pedro Ciqueira Cortes, tendo como participantes José Caetano (Barão de Tibagy) e Antônio de Sá Camargo (Visconde de Guarapuava), personalidades que mais tarde, fizeram parte da história do Brasil.

As atividades econômicas desenvolvidas tiveram base na criação e comércio de gado, principalmente o bovino e extração da madeira.

As terras que compreendem o município foram contestadas por Brasil e Argentina e pelos Estados de Santa Catarina e Paraná. Em 1916, passaram a pertencer a Joaçaba, tendo por denominação: Encruzilhada.

Por volta de 1943, torna-se distrito com o nome de Água Doce. O nome escolhido teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila dirigiam-se em tropas para Marcelino Ramos em busca de mantimentos. Numa dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, trazendo açúcar, caiu no rio, perdendo toda sua carga e dando a denominação ao rio e ao município.

A partir da segunda década do século XX (a partir de 1923), começaram a migrar os primeiros colonizadores italianos em busca de novas terras, vindos na sua maioria da região nordeste do Rio Grande do Sul.

Com a divulgação destas terras, novos colonos seguiram o caminho dos primeiros contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento.

O aspecto geográfico, de uma região inexplorada que se encontrava coberta de mato, principalmente pinheiro, determinou a formação de uma vila para que as famílias permanecessem unidas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Água Doce, pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, subordinado ao município de Joaçaba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Água Doce permanece no município de Joaçaba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Água Doce, pela Lei Estadual n.º 348, de 21-06-1958, desmembrado de Joaçaba. Sede no antigo distrito de Água Doce. Constituído de 2 distritos: Água Doce e Herciliópolis, desmembrado de Joaçaba. Instalado em 25-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Água Doce e Herciliópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Geografia

O Município de Água Doce ocupa o quinto lugar em extensão territorial no Estado de Santa Catarina. Compreende uma área de 1.311 km² e está situado no meio oeste catarinense. Apresenta um relevo muito acidentado com montanhas, vales e planícies.

O clima é classificado como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões frescos e invernos rigorosos com ocorrência de geadas e neve, principalmente na região dos campos. A temperatura média é de 16,6°C e a precipitação pluviométrica anual gira em torno de 1.000 a 1.900 mm.

A vegetação ou mata é densa na zona colonial, formada por árvores de grande porte como: pinheiro, imbúia, cedro, anjico, louro, canela, branquilho, bracatinga e outras plantas menores como: guamirim, erveira, guaviroveira, pitangueira, etc. A região é apropriada para o cultivo de árvores frutíferas.

Na região dos campos a mata é menos densa e as árvores são mais baixas. Os campos são cobertos pelo capim mimoso e geralmente aproveitados para a criação de gado.