Luzilândia 1 - PI Luzilândia 2 - PI Luzilândia 3 - PI Luzilândia 4- PI

Luzilândia - PI

Luzilândia - PI                          Piaui - PI                                  
População 24.711
Luzilândia é um município brasileiro do estado do Piauí.

História

Situada à margem direita do rio Parnaíba, originou-se de uma fazenda de gado conhecida por Estreito, fundada em 1870, pelo português João Bernardino de Souza Vasconcelos. O município foi criado em 1870.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 03º27'28" sul e a uma longitude 42º22'13" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Situa-se na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, mesorregião do Norte Piauiense. Sua população estimada em 2004 era de 23 241 habitantes.Anteriormente o município foi denominada Porto Alegre e Joaquim Távora.

Com uma área de 735,90 km², o município limita-se ao norte com o Estado do Maranhão e o município de Joca Marques, ao sul, com cidade de Morro do Chapéu e São João do Arraial. Madeiro e Matias Olímpio são cidades limítrofes a Oeste.

Luzilândia localização na mesorregião do Norte Piauiense e na microrregião do Baixo Parnaíba, possuindo uma população estimada de 23.409 habitantes, sendo 16.013 ou 69,43%, aptos ao voto para escolha de seus representantes públicos. Possui uma área de 735,93 km².

Clima

O clima é quente e úmido, com estação chuvosa no verão. A precipitação média anual é da ordem de 1.615 mm, estimada a partir do posto pluviométrico de Porto.A estiagem castiga o solo em períodos de falta da chuva.A umidade relativa média anual está em torno de 75%, e temperatura Média é de 27,5°C.Travessia do rio Parnaíba é feito por balsas conhecidas por "Pontão".

Hidrografia

A hidrografia desta área é fundamentalmente formada pelo trecho mais baixo do rio Parnaíba e pelos afluentes da margem direita, alguns dos quais formadores de lagoas, como, por exemplo, o riacho Morro do Chapéu, que alimenta a lagoa do Cajueiro, Luzilândia/Joaquim Pires; e o riacho Grande, que alimenta a lagoa da Estiva, no município de Porto.

Vegetação

Vegetação predominante de palmeiras.

Luzilândia tem uma vegetação mista, Semi-decidual, com predominância do babaçu e outros vegetais dicotiledôneos; Carnaubais, predominando a Copernicia prumifera distribuídas em campinas.

Transporte aéreo

Já o acesso aéreo é estimado em tempo de voo, partindo de Teresina, em 27min, em aeronave E-121 XINGU, com velocidade de 400.00 km/h ou 215.98 Kt. A distância é de 114,45 milhas náuticas ou 184.20 quilômetros, até ao pequeno campo de pouso (aeroporto), com pista aproximadamente de 1.300mts. A viagem tem que ser diurna por falta de iluminação na pista.

Economia

A principal fonte de receita do município, depois dos recursos oficiais, é obtida através da comercialização do coco babaçú, da cera de carnaúba, de peles de animais silvestres (gato do mato, teú, etc.), da mandioca, da mamona, e do arroz. A produção era oriunda da mata, grande celeiro.

O comércio de produtos e serviços é bastante simples e de produtos básicos, além de produção de artesanato. Com indústria inexistente, a economia local gira em torno, em grande parte, dos salários e benefícios recebidos pela população, tendo o estado como provedor.

Há apenas uma única agência bancária no município, onde três agências já funcionaram, inclusive sendo uma de um banco privado.

Administração

No parlamento municipal há vagas para nove vereadores. Na composição política do município há o chefe do executivo e seu vice, secretários municipais de governo, promotor de justiça, juiz titular da comarca local, mas não existe a defensoria pública do estado, mesmo Luzilândia tendo quase de 25.000 habitantes e com uma grande demanda no fórum do município.