Aracaju - SE
Aracaju - SE

Capital Aracaju - SE                            
Area (Km²)   21 910,348
Números de Municípios 75
População estimada em 2010 2 068 031

Lajeado 1 - TO Lajeado 2 - TO Lajeado 3 - TO Lajeado 4 - TO

Lajeado - TO

Lajeado - TO                                      Tocantins - TO                                  
População  
Lajeado é um município brasileiro de 2.159 habitantes (2007) do estado do Tocantins.

História

Geografia

Localiza-se a uma latitude 09º45'05" sul e a uma longitude 48º21'29" oeste, estando a uma altitude de 202 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.047 habitantes.

Possui uma área de 301,3,5 km².

História

Emancipado em fevereiro de 1991, quando foi desmembrado do município de Tocantínia, Lajeado tem se transformado aos poucos num pólo de desenvolvimento sustentável com condições de receber bem quem escolhe o lugar para morar.

Sendo apenas um distrito ou povoado, como era conhecido antes de ser emancipado, Lajeado recebeu seus primeiros habitantes por volta do século XVIII através da navegação. As primeiras famílias a chegarem na região foram imigrantes nordestinos, vindo do Piauí, Bahia e Maranhão. A navegação, que era feita por botes e batelões a remo (canoa), era o meio de transporte mais viável para a comercialização de mercadorias trazidas das regiões norte e nordeste. O comércio funcionava a base de troca destas mercadorias por ouro explorado da serra do lajeado. A descoberta do ouro, na década de 20, contribuiu muito com o povoamento do local que abrigou os garimpeiros de várias regiões.

O rio Tocantins era o principal acesso às cidades mais desenvolvidas, como Tocantínia e Porto Nacional, percurso que era feito em dois ou três dias de canoas.

Com o passar do tempo, Lajeado foi tomando forma de cidade e já eram muitos os que escolheram aquele lugar para fixar moradia. O lugarejo, que teve como seus primeiros moradores o desbravador Sérgio Monteiro e sua esposa Dona Maria Monteiro, se consolidou como povoado, depois que um dos filhos do casal, Justiniano Sales Monteiro, um visionário futurista, efetivou o comércio fluvial na região, feito pelo rio Tocantins. Foi ele também o responsável pelas primeiras construções públicas na região como a construção da primeira capela de Lajeado, a Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência e a histórica Usina Hidrelétrica do Lajeado, inaugurada em 1971. Justiniano Monteiro é considerado, pelos lajeadenses, o fundador da cidade.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lajeado, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterado em seus limites pela lei estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Tocantínia.

Sede no atual distrito de Lajeado (ex-localidade).

Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Publicidade